Comunicação Assertiva?!

Comunicação Assertiva é um termo que tem sido amplamente pesquisado e buscado pelas pessoas que desejam ter mais eficiência em seus diálogos no ambiente de trabalho ou mesmo no dia-a-dia.

São inúmeras pessoas buscando a tão comentada comunicação assertiva, mas como ter efetividade em uma das habilidades mais requisitadas da sociedade?

A resposta para essa pergunta é muito complexa e ao mesmo tempo, simples!

É conflitante a resposta, mas você vai entender o que quero dizer e quando falamos de comunicação temos inúmeras possibilidades de nos expressarmos, além da ação falada, pois existem muitas maneiras de interagirmos com as pessoas, a própria fala, gestos, olhares, escrita, pintura, aroma, o gosto de algum alimento, o silêncio, dentre todas as formas de manifestação coletiva ou individual.

Para alcançar a comunicação assertiva é preciso de uma ação, a iniciativa de aprender com outras pessoas e não estou escrevendo sobre aprender em cursos ou treinamentos, o aprendizado tem que ser com a vivência com as pessoas.

A percepção da vida abre a mente do ser humano para gerar grande quantidade de informações e dessas oferecermos para as pessoas que interagirmos, nos apresentamos, negociamos, dialogamos, entrevistamos, ou inúmeras formas de contato.

Quando nos relacionamos com excelência adquirimos novos dialetos, vocabulários e conhecimentos de várias áreas e com isso, evoluímos a comunicação pois entendemos o que as pessoas sentem, gostam, apreciam, reagem em situações diversos, nos permitindo a oferecer um raciocínio estruturado para termos a aceitação dessas pessoas e do público em questão.

A comunicação é ampla, mas podemos trazer para o nosso dia-a-dia a prática e treinarmos a cada fração de segundo com as pessoas que estão a nossa volta, indiferente da classe social, gênero, cor, credo, dentre tantas divergências que existem no mundo.

São com as pessoas que aprendemos a nos comunicar e o que afirmo, a melhor técnica da comunicação é o relacionamento, pois você consegue se expressar com naturalidade, espontaneidade, pureza, precisão e com isso, quando necessário poderá oferecer às pessoas o que possui de melhor, o seu conhecimento, suas aptidões, a sua filosofia, transformando-se e mudando a direção das pessoas, aumentando e fortalecendo os conceitos, os laços, integrando a sociedade e as empresas.

Comunicação assertiva é isso, ter a certeza de mudar os pensamentos, inovar e elevar a cultura intelectual, indiferente da área de atuação.

Então,  Seja ASSERTIVO, separe 15 minutos por dia para se relacionar, conversar, dialogar e verá que você é um comunicador.

 

Sidney Botelho