Quer surpreender o seu cliente? COMUNIQUE-SE!

Alô Amigo!

Como é bom ter uma comunicação eficaz em todos os setores de atuação que vivenciamos ao longo do nosso dia a dia, dentro e fora das empresas, inclusive quando praticamos essa qualidade em nosso lar, com eficiência e muita naturalidade.

Neste início de 2019, participei de muitos congressos e workshops. Percebi que os temas abordados sempre direcionavam para a melhoria da comunicação entre os colaboradores internos da companhia e a comunicação junto aos seus clientes, criando a possibilidade de tomada de decisões e aumentando a criatividade dos ouvintes.

O curioso que as dezenas de profissionais que pude avaliar, neste período e, ao mesmo tempo, mostrar a direção de algo que eles não percebiam e esqueciam de praticar, pois é algo tão fundamental para o aproveitamento da oportunidade que lhes ofereciam, naquele momento especifico, que é “surpreender o cliente”.

Não é fácil encantar a todos no primeiro contato, sendo que em uma negociação ou apresentação de uma marca ou até mesmo, na defesa do plano de negócios junto aos diretores da respectiva empresa. Essa abordagem se torna um bicho de sete cabeças, com receio de que cada palavra possa mudar o caminho daquele encontro.

O mundo corporativo atual está carente de profissionais que possuem essa característica e esse domínio de comunicação focada a negócios, afirmo que esse mercado é estreito e apenas os melhores serão selecionados, por possuírem o diferencial de treinar incessantemente para se “habilitar” e seguir o que lhe foi proposto – vender, gerar resultados e aumentar o lucro da empresa.

Os grandes comunicadores sabem negociar com excelência, porque buscam o aprimoramento de entender o seu público como um todo, sendo que o simples olhar nos olhos os fazem crer que alcançarão o objetivo de surpreender aqueles que lhes ouvem.

Você deve se questionar – Como eles conseguem ter esse desempenho tão envolvente? A resposta inicial, que muitos desses profissionais nasceram com o “talento”, mas se permitiram a buscar a qualidade, com técnicas e ferramentas, até alcançarem 100% da sua “habilidade”.

A habilidade é a perseverança do seu talento, pois se não for aprimorado e adequado a realidade das pessoas do seu convívio, logo o profissional perceberá que não aproveitou o limite máximo do seu dom.

A frase fale menos e execute mais é muito pronunciada entre os profissionais, mas quando se tem o domínio da comunicação ou da negociação, o seu público ou o cliente, perceberá que você, realmente é diferente, pois usou a melhor forma de falar para executar com excelência o que foi prometido, surpreendendo todas as expectativas dos seus clientes.

Espero que você busque o melhor de você, comunique-se com você e mostre o seu talento para as pessoas que estão a sua volta.

Sidney Botelho.