O Futebol como clube-empresa!

Como é bom observarmos mesmo de longe que o esporte mais popular do Brasil esta tomando um rumo mais profissional e os clubes veem que para serem grandes existe a palavra planejamento, mas não quero dizer em montar estratégia dentro de campo e sim, fora de campo.

Se pararmos para pensar como empresários do mundo corporativo, o futebol é o produto que mais dá retorno financeiro para as instituições.

Vincular sua imagem a um clube e a um atleta valoriza cada centavo investido, com resultados surpreendentes.

Com a economia forte, o Brasil atrai os jogadores mais renomados para atuarem no país em que o futebol faz parte do café da manha, almoço e jantar dos viventes deste território.

E como reverter todo essa oportunidade em receita para os clubes?

Não é simples, mas nesta coluna vou falar do Corinthians que se aproveitou da comoção do seu fiel torcedor e mostrou que um clube pode recomeçar em momentos de adversidades.

A queda em 2007 para a Série B do Campeonato Brasileiro resultou em mudar os conceitos e ousar para somar.

A estratégia foi montar um time competitivo com jogadores experientes e um técnico conhecedor do torneio.

 A conquista da Serie B foi mais significativa no quesito reconquista de publico.

O mérito do Marketing do Corinthians teve o apoio do atacante Ronaldo. O Fenômeno chegou e mostrou ao mundo que o Corinthians é um time popular e que tem tudo para ser tão querido do que o Barcelona.

O presidente Andres Sanches aproveitou o momento e atraiu o consumidor, mas no mercado futebolístico, o torcedor para arrecadar e gerar receita para o clube.

Patrocínios aumentaram e super inflacionou a camisa branca que se tornou um abada de trio elétrico. Isso é a prova que todos queriam colocar a logomarca na camisa que um ídolo brasileiro iria vestir, no caso o Ronaldo.

Mas como em qualquer ramo de atividade, o retorno financeiro vem gradativamente.

Então, aos clubes que pensam em modernidade administrativa, o Corinthians é um case de sucesso.

Sidney Botelho é patrocinado pela As Tech Services, ligue 1126596444.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code