A oratória na sua vida!

A oratória na sua vida!

Todos nós temos que praticar a oratória para elevarmos o nosso poder de conquistar as pessoas em todos setores ou âmbitos da sociedade e do mundo corporativo.

Falar de aprimoramento desta habilidade gera muita dúvida para as pessoas, mas quanto mais convivo com as mesmas eu reforço a minha opinião que será um grande desafio para os próximos anos.

Não existe sucesso sem o desenvolvimento da comunicação, requisito básico de muitas pessoas, de diversas áreas e de muitas empresas. Aliás, as grandes empresas estão buscando profissionais qualificados, pois entendem que é fundamental para estreitar relações entre a diretoria com os líderes, líderes com os colaboradores, empresa com clientes.

Serei muito categórico em afirmar que fomos prejudicados pela a educação tradicional, pois não tivemos essa disciplina em nosso currículo escolar, tanto que afirmo que os próprios educadores são limitados neste quesito, devendo ser uma exigência das instituições acadêmicas.

Se fui muito crítico no parágrafo anterior, agora quero te tranquilizar e digo que podemos mudar esse cenário atual, pois não depende de governos, mas apenas de nossas atitudes e de nosso interesse.

Se comunicar é se relacionar com pessoas, podendo fortalecer não apenas as opiniões, mas a valorização das ideias como um todo, indiferente do ambiente em estejamos, já que somos capazes discernir o que recebemos de informações, facilitando o entendimento dos fatos, dados e relatos oriundos de diversas fontes de alimentação cultural, intelectual e de desenvolvimento humano contínuo.

Quando digo que a oratória está presente em nossa vida é a afirmação mais pertinente para o aprimoramento desejado pelas pessoas, profissionais e empresas. Deveríamos entender que a prática está presente no dia-a-dia, no contato pessoal, na forma que enxergamos a vida e nos dedicamos a ouvir os nossos pares, sem restrição e com permissão que abrirá a mente para o novo e possibilitará o crescimento intelectual do indivíduo.

Olhe do seu lado neste momento, observe as pessoas, escreva o que está vendo, leia o que escreveu, depois veja novamente, volte a escrever e grave o que você colocou no papel, por fim, ouça e veja que terá nossas percepções do que viu, o que sentiu e o entendeu. Com essas ações, você praticou uma forma simples de aprimorar a comunicação na sua vida.

É fácil, não é? Então, não perca distribua o seu conhecimento, fortaleça as pessoas com o que você sabe e como resultado, terá o aprendizado eterno com o que ouvirá das pessoas, ou seja, terá praticado a oratória.

Sidney Botelho

[learn_press_profile]

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment

CAPTCHA